• Sónia

Granola de Maçã e Cacau Cru


Esta receita que vos trago hoje é das que me dá mais prazer cozinhar, não só pela facilidade mas pelo cheiro doce que deixa a pairar pela casa.

Há cerca de um ano deixei de beber leite com cereais, desde miúda que tomava ao pequeno-almoço chocapic com leite, todos os dias! Mal eu sabia a quantidade de açúcar presente nos cereais de pequeno-almoço.

Acabei por experimentar as granolas e os mueslis à venda em supermercado, mas também estes estão carregados de açúcares, conservantes e aditivos, por isso pesquisei receitas de granola caseira para eu própria cozinhar em casa.

Da primeira vez, ele chegou a casa e acorreu ao frasco da granola atrás do delicioso aroma e mal provou, não quis outra coisa!

Agora tenho sempre granola num frasco para colocar nos meus pequenos-almoços e lanches!

Tenho vindo a variar sempre nos ingredientes utilizados, uma das muitas vantagens de se fazer em casa. Desta vez trago-vos uma granola de maçã e cacau cru.

A maçã é previamente desidratada no forno (óptimo snack para atacar aquela fomeca entre refeições), e misturada com os restantes ingredientes.

Espero que gostem e convido-vos a serem criativos com as vossas granolas!

INGREDIENTES

2 chávenas de flocos de aveia

1/2 chávena de nozes

Meia chávena de amêndoas

Meia chávena de sementes de sésamo

Meia chávena de sementes de linhaça

Meia chávena de cacau cru

Uma chávena de maça desidratada

Três colheres de sopa de óleo de coco

Três colheres de sopa de mel

PREPARAÇÃO

Cortar as maçãs em pequenos pedaços e colocar num tabuleiro de ir ao forno e deixar desidratar por 20 minutos a 180 ºC.

Numa tigela misturar os restantes ingredientes até obter uma mistura homogénea (atenção que as nozes e as amêndoas deverão ser trituradas primeiro).

Num tacho pequeno derreter o óleo de coco com o mel e uma vez dissolvido o óleo acrescentar na tigela e envolver bem com os ingredientes. Irão obter uma massa um pouco pegajosa.

Acrescentar a maçã desidratada e colocar a granola num tabuleiro coberto por papel vegetal e espalhar por completo pelo tabuleiro. Levar o tabuleiro ao forno por 20/30 min. (até dourar) a 170 ºC.

Assim que estiver pronto é necessário deixar arrefecer por completo.

Colocar num frasco selado e guardar em temperatura ambiente.

Acompanhem com iogurte ou leite vegetal.

#foodlover #cooklover #healthy #sins #pequenoalmoço #granola

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us