Tabouleh de quinoa e sementes de cânhamo


Querido Outono, por onde andas? Parece que o calor que se tem feito sentir ainda se vai manter por mais uns dias…

Aproveitamos as temperaturas altas para criar mais esta receita fresca e cheia de sabor! Já andávamos aborrecidos com as nossas saladas à base de alface. Há uns meses, fomos jantar a um restaurante libanês em Lisboa (o Muito Bey – que aconselhamos vivamente!) e pedimos uma salada típica do Líbano – o Tabouleh. Esta salada é feita com ervas aromáticas muito usadas na nossa gastronomia. Adivinharam quais? A salsa e a hortelã! Estas ervas são ótimas na substituição da alface tão usual nas saladas e têm um ótimo palato que nos remete para os sabores do médio oriente. Tradicionalmente usa-se a salsa e a hortelã, mas podem experimentar com manjericão, coentros, ou ainda combiná-las todas. Acrescentando uns tomates cereja, pimento vermelho e grão-de-bico, torna-se uma salada rica em nutrientes. A nossa versão diferencia-se da original pelo uso de quinoa cozida e sementes de cânhamo ao invés do tradicional triguilho (feita com trigo) ou mesmo couscous. Apesar de ser uma salada super refrescante, os ingredientes estão disponíveis o ano inteiro sendo que podem prepará-la sempre que quiserem.

Sahtein! Bom Apetite!

INGREDIENTES

- 100 g de salsa - 1 mão cheia de hortelã (só as folhas) - 10 tomates-cereja (de várias qualidades) - ½ pimento Vermelho - 1 cebola pequena - 50 g de grão-de-bico - 100 g de quinoa (cozida) - 50 g de sementes de cânhamo (da Iswari) - 4 colheres de sopa de Azeite - 2 colheres de sopa de Sumo de limão - Sal, q.b. - Pimenta preta, q.b.

PREPARAÇÃO

Comece por cozer a quinoa numa panela com água a ferver (cerca de 30 minutos). Numa tábua, corte os tomates-cereja em quartos, pique bem a salsa, a hortelã, a cebola e o pimento vermelho. Numa saladeira, junte todos os ingredientes, incluindo os temperos, e misture bem. Sirva de imediato para manter a frescura da salsa e da hortelã.

#healthy #sins #salada #cooklover #foodlover

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us