Pão de banana com pedaços de chocolate


Estamos no final de tarde e já é fim da semana!

Esta semana não houve tempo para cozinhar para o blog, no entanto, já tinha esta receita de lado há algum tempo pronta para ser partilhada convosco.

Assim que abri a pasta para escolher as fotos que iria publicar, decidi ir novamente para a cozinha e uma vez mais por as mãos na massa e repetir esta deliciosa receita de pão de banana!

Foi num final de tarde como este, em que o marido estava novamente a trabalhar (a um Domingo!), que decidi aventurar-me na preparação deste pão. Já tinha lido várias receitas (maioritariamente americanas) de pão de banana. Eles (americanos) têm muito por hábito cozinhar pão doce (ao contrário de nós que o cozinhamos salgado), e é uma ideia genial!

Adaptei a minha receita de uma Blogger de Comida - a Madeline Hall (vejam aqui o blog dela) - que tenho seguido ultimamente. A minha versão tem o bónus de ser mais saudável, pois substitui a manteiga normal por manteiga de amendoim, o açúcar refinado por açúcar de coco, e a farinha normal de trigo por farinha de aveia. De resto, mantive os mesmo ingredientes.

O ingrediente mágico neste pão é nitidamente a banana que lhe confere um sabor extraordinário (quem adora bananas, entende-me ;)). Uma dica: Podem reaproveitar bananas que já estejam demasiado maduras para se comer e usá-las neste pão, vai torná-lo ainda mais fofo e húmido.

Agora, perguntam-se qual a altura ideal para se comer este pão? Pois bem, no meu caso foi ao lanche mal ele saiu do forno! Mas como sobrou para mais, também serviu para o pequeno almoço do dia seguinte, e acredito que como snack também não será desperdiçado! Fica ao vosso critério!

Boa semana!

Ingredientes

- 2 cháv. de farinha de aveia

- 1/2 cháv. de manteiga de amendoim (podem usar de outro fruto seco como esta)

- 1/2 cháv. de açúcar de coco (podem encontrar à venda no Continente, Jumbo e Intermarche)

- 2 ovos

- 1 cháv. de bananas esmagadas (aproximadamente 2-3 bananas)

- 1 colher de sopa de leite vegetal

- 3 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo)

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 1 colher de café de extrato de baunilha

- 1 pitada de sal

- pedaços de chocolate (a gosto)

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Comece por juntar todos os ingredientes secos (farinha de aveia, fermento em pó e sal) numa taça.

Numa taça maior, bata bem a manteiga de amendoim com o açúcar até obter uma consistência cremosa. Adicione os ovos e bata novamente, de seguida acrescente o leite vegetal, a banana esmagada e a pasta tahini.

Vá acrescentando pouco a pouco a mistura da farinha e envolva tudo muito bem.

Forra uma forma de pão (daquelas rectangulares) com papel vegetal e verta a massa.

Leve ao forno durante 45-50 minutos (dependendo do tipo de forno) ou vá inserindo um palito no pão, até que este venha limpo.

Quando estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer antes de o servir.

Agora coma e delicie-se com esta pequena maravilha :)

#healthy #sins #cooklover #foodlover #breakfast #pequenoalmoço

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us

PearCake-2.jpg

FOLLOW US