directamente da laranjeira para o forno: bolo húmido de laranja


Ir passar o fim de semana ao campo, é sinónimo de descanso e família. São estes pequenos momentos por quanto ansiamos tanto durante a semana no trabalho que nos deixam felizes.

Sempre que ficamos em casa dos pais do marido, tentamos sempre aproveitar o fim de semana ao máximo! Agora que nos dedicamos a 100% ao blog, a ideia de ir colher os ingredientes frescos para as nossas receitas ainda nos deixa com mais prazer e é super divertido.

O último fim de semana que lá passamos, acabamos por apanhar laranjas - protagonistas de inverno e ricas em benefícios para a nossa saúde - directamente da árvore para uma receita que tinha em mente. E não só! Adoro preparar o meu sumo de laranja e acompanhar com umas torradas quentinhas, é um ritual que nós criámos em Lisboa ao Domingo à noite.

Ora, a receita que vos apresento hoje é um delicioso bolo húmido de laranja (com ingredientes frescos e saborosos) com uma cobertura de coco e laranja (se é para ser de laranja que seja a sério).

Nesta receita usei farinha de quinoa - uma farinha sem glúten obtida pela moagem de quinoa biológica - que encontrei no Celeiro (ver aqui) e que pode ser usada como alternativa a outros tipos de farinhas, mas poderão optar pela farinha que mais usam.

Para substituição da manteiga optei pelo óleo de coco e como ultimamente ando fã do açúcar de coco foi o que usei na receita.

Quanto mais sumo de laranja adicionarem ao preparado, mais húmido e com mais sabor a laranja ficará.

A cobertura de coco e laranja vai enganar muita gente uma vez que parece ser feita de chocolate, mas não! Tendo usado açúcar de coco em pó, este confere à cobertura um tom acastanhado semelhante ao do chocolate. Prometo que o sabor desta cobertura deixa a um canto a do chocolate!

Prontos para isto?

Partida, largada, dentada ;)

Ingredientes

Para o bolo de laranja

- 2 cháv. de farinha de quinoa

- 1 cháv. de açúcar de coco

- 1/2 cháv. óleo de coco

- 4 ovos

- 4 laranjas grandes + raspas de laranja

- 1 col. de chá de fermento em pó

- 1 col. de café de canela

- 1 col. de café de noz moscada

- 1 pitada de sal

Para a cobertura

- 1/2 cháv. de açúcar de coco (em pó)

- 3 col. de sopa de óleo de coco

- 2 col. sopa de sumo de laranja

- 1 col. de chá de extracto de baunilha

- raspa de laranja (a gosto de cada um)

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte e polvilhe uma forma redonda.

Numa taça grande, misture o óleo de coco e o açúcar de coco e bata muito bem até obter uma mistura cremosa. Separe os ovos, reserve as claras para mais tarde e adicione as 4 gemas uma a uma no preparado anterior. Acrescente o sumo das laranjas e as raspas (nós usamos raspas de 2 laranjas).

Numa taça mais pequena misture bem os ingredientes secos (farinha, fermento em pó, canela, noz moscada e sal) e vá acrescentando pouco a pouco no preparado húmido até envolver tudo bem.

Bater bem as claras até ficarem em castelo, ir juntando pouco a pouco no preparado até envolver tudo bem.

Verter a mistura na forma e levar ao forno cerca de 30 minutos ou picar com um palito e este sair limpo.

Enquanto o bolo estiver no forno, comece a preparar a cobertura de coco e laranja.

O óleo de coco necessita de estar líquido, caso esteja solidificado (abaixo da temperatura ambiente - 26ºC) leve ao microondas por alguns segundos.

Para o açúcar de coco em pó, triture o açúcar numa trituradora potente (se tiverem uma Bimby ou uma Yammi este processo demora 10 segundos) até obter a consistência de pó.

Juntar ao óleo de coco e bater muito bem até formar uma mistura cremosa, colocar as raspas e mexer.

Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer. Coloque sobre o bolo a cobertura e espalhe com a ajuda de uma espátula. Colocar algumas raspas por cima e delicie-se!

#healthy #sins #sobremesa #cooklover #foodlover #bolodelaranja

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us