• Diogo

Para a mesa de inverno: gnocchis de batata doce com legumes assados no forno


Foi em plena lua de mel que fui completamente surpreendido por esta iguaria! Numa noite de lua cheia deram-nos a provar uns deliciosos gnocchi. Fiquei imediatamente com uma vontade louca de experimentar isto cá em casa.

Pois bem recentemente pus mãos à obra e o resultado foi espectacular. Ela adorou, e eu também! Apesar de dar algum trabalho a fazer, este é o tipo de produtos que podemos guardar para mais tarde e que pode ser acompanhado com uma infinidade de combinações. Nós experimentámos com tomate cherry e espargos, experimentem vocês também!

Ingredientes (6 pessoas)

Gnocchi - 1 batata grande (cerca de 350g) - 1 batata-doce grande (cerca de 350g) - 300g de farinha de espelta - 1 ovo grande - Sal e pimenta a gosto

Acompanhamento - 1 caixa de tomate cherry - 1 molho de espargos - ½ cebola - 3 dentes de alho - Queijo parmesão a gosto - Sal, pimenta e azeite a gosto Preparação

Comece por limpar bem as batatas e coloque-as a cozer um tacho de água, se estiverem apressados podem cortar as batatas em pequenos cubos, senão optem por cozer as batatas inteiras e com pele. Um dos truques para que a receita corra bem é que as batatas absorvam o mínimo de água possível. Enquanto as batatas cozem preparem os tomates e os espargos, cortando-os em pequenos pedaços, coloquem os vegetais num tabuleiro juntamente com a cebola e o alho cortados finamente e levem-nos ao forno temperados com o sal, a pimenta e o azeite durante 45 minutos a 175ºC para que fiquem bem caramelizados. Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorram a água e sequem bem as batatas. Tirem a pele e com ajuda de um garfo esmaguem bem as batatas. Adicionem a farinha e incorporem bem nas batatas. Adicionem depois a gema de ovo, o sal e a pimenta e voltem a ligar tudo. Se for necessário adicionem mais farinha para que a mistura fique bem ligada. Reservem a massa, e polvilhem a superfície com farinha. Dividam a massa em três partes iguais (se estiverem a fazer a receita para duas pessoas podem congelar as outras duas partes da massa!) e estendam cada uma dela num rolo comprido. Com a ajuda de uma faca enfarinhada cortem os rolos em pedaços com cerca de 3cm. Com ajuda de um garfo pressione suavemente os gnocchis para que eles obtenham a forma pretendida. À medida que os for cortando coloquem-nos num tabuleiro polvilhado com farinha. Levem um tacho grande ao lume. Quando a água começar a ferver comecem a colocar os gnocchi no tacho. Não os coloquem todos de uma vez senão eles vão acabar por se colar uns aos outros. Aguardem 1 ou 2 minutos e quando eles estiverem cozidos irão começar a subir à superfície. Nesse momento retirem-nos da água e coloquem-nos numa taça com água bem fria para que pare a cozedura. Para empratar disponham os gnocchis no prato com os vegetais e ralem queijo parmesão por cima!

Deu trabalho, mas o resultado é fantástico.

#healthy #sins #cooklover #foodlover #gnocchi

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us