• Diogo

pão caseiro a sair do forno a lenha


A noite de Natal aproxima-se rapidamente, por isso começámos já hoje a preparar a nossa mesa. O tempo é de alegria e partilha com família e amigos, por isso hoje trazemos uma receita simples de um elemento indispensável na mesa de todos: o pão.

No nosso dia-a-dia já se tornou tão automático a compra de pão que nos esquecemos da beleza de amassarmos o nosso próprio pão, com as nossas próprias mãos, com um sabor magnífico! Não precisamos de ingredientes caros, nem de técnicas muito elaboradas. Com a mesma simplicidade com que fazemos a receita obtemos também um produto simples e cheio de sabor.

Ingredientes (2 pães grandes)

- 1 kg de farinha

- 20 g de fermento de padeiro

- 1 pitada de sal

- Água morna q.b.

Preparação

Comece por colocar a farinha numa bacia, esta deverá ser no mínimo do dobro do tamanho da quantidade da farinha. Numa pequena taça coloque o sal e o fermento e dissolva em água morna. Junte o preparado à farinha e envolva bem. Adicione água aos poucos e amasse até obter uma massa consistente e bem unida.

Quanto mais amassar mais bolsas de ar irá obter! No fim de amassar reserve a massa num local quente e tape a massa com vários panos (nós até usamos cobertores do tempo das avós!). Aguarde cerca de 45 minutos até que a massa dobre o seu tamanho. De seguida divida a massa em dois e leve num tabuleiro ao forno durante cerca de 30 minutos a 175ºC.

#heal #sins #cook #foo #pão

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us