• Diogo

salada de framboesas e croutons com pasteis de grão-de-bico e atum e molho de iogurte e alho


Depois do Natal, ficamos sempre com aquela sensação de que não devíamos ter comido aquela fatia de bolo a mais ou aquelas dezenas de filhoses de abóbora da avó carregadíssimas de açúcar.

Estes dias estão sempre associados a muitos excessos, quando achamos que estamos cheios e alguém nos oferece mais um doce, comemos já sem vontade e já nem apreciamos o sabor da comida.

Para desenjoar dos doces de Natal, hoje trazemos-vos uma salada com ingredientes práticos acompanhada de uns pasteis de grão de bico e atum que se preparam em 5 minutos.

A salada é preparada com rúcula fresca, framboesas, queijo feta e croutons de pão (se vos sobrou pão destes últimos dias, será óptimo para esta receita não queremos desperdiçar mais comida).

Ingredientes

Salada de framboesas e croutons (para 2 pessoas)

- Rúcula (1 mão cheia de folhas de rúcula)

- 1 dúzia de framboesas bem lavadas

- 1 chávena de pedaços de pão duro cortados aos quadrados

- queijo feta, q.b.

- azeite, q.b.

- sumo de limão, q.b.

- vinagre, q.b. (de frutos vermelhos combina bem com esta salada)

- sal, q.b.

Pasteis de grão de bico e atum

- 200g grão-de-bico seco

- 1 lata de atum (em azeite ou água)

- 1 dente de alho

- 1/2 cebola (das médias)

- 1 ramo de salsa

- 1 ramo de coentros

- 1 c. de sopa de pasta tahini

- sal e pimenta, q.b.

- azeite, q.b.

Molho de iogurte e alho

- 125 g de iogurte natural (de preferência sem açúcar)

- 1 a 2 dentes de alho - 1/2 limão (sumo) - sal q.b.

Preparação

Salada de framboesas e croutons

Comece por cortar o pão em quadradinhos e leve a fritar numa frigideira previamente untada com azeite. Tempere com sal a gosto e deixe fritar tendo o cuidado de mexer para que fique tostado de todos os lados. Retire do lume e deixe arrefecer.

Lave bem a rúcula e as framboesas e disponha numa travessa. Assim que os croutons tiverem arrefecido, junte à rúcula e às framboesas e desfaça o queijo feta sobre a salada. Regue com um pouco de azeite, vinagre e sumo de limão.

Pasteis de grão de bico e atum

Num processador de alimentos, comece por triturar o grão de bico até obter uma massa consistente. Acrescente o atum, o dente de alho, a cebola, a pasta tahini, a salsa, os coentros, sal e pimenta a gosto. Com a ajuda de uma espátula, limpe o que se poderá ter acumulado nas paredes do processador e volte a triturar tudo muito bem.

Faça bolinhas com a ajuda das mãos e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher ou de um garfo achate as bolinhas para formar os pasteis e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 30-40 minutos ou até ambas as faces estarem douradas.

Para o molho, coloque no processador o iogurte, os dentes de alho, o sumo de limão, o sal a gosto e triture. Verta para uma taça e coloque mais umas gotas de sumo de limão por cima.

Sirva os pasteis de grão e atum sobre a salada de framboesas e croutons e o molho de iogurte.

#healthy #sins #cooklover #foodlover #natal #salada

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us