• Sónia

as melhores (e as primeiras) bolachas de chocolate!


Primeira receita de bolachas aqui no blog! E tenho tantas outras receitas de bolachas que quero partilhar convosco, mas tudo a seu tempo!

Enquanto vos escrevo e olho para as fotografias, o que me apetecia mesmo era um prato com meia dúzia destas bolachas e um copo de leite (mesmo à Americana).

Estas bolachas já fizeram as delícias de muita gente, só para saberem, logo depois da primeira fornada pediram-me para fazer mais destas pequenas delícias. E talvez não acreditem, mas na primeira vez, fiz uma enorme bolacha (tipo um monstro de bolacha), porque não tinha dado o espaço suficiente entre a massa das bolachas e acabaram por se unir todas. Mesmo assim, todos pediram mais!

Da primeira vez que as cozinhei usei óleo de coco e da segunda usei manteiga, mas garanto-vos que o óleo de coco lhe dá um gostinho irresistível!

A preparação é super simples, não vão precisar de moldar e estender a massa como a maioria das receitas de bolachas, apenas necessitam de um doseador de bolachas (ou de uma colher de gelado pequena) para dispor a massa das bolachas sobre o tabuleiro.

E finalmente terão de esperar 12 a 15 minutos enquanto as bolachas estão no forno.. Verdade, só necessitam deste tempo para cozer e para vocês degustarem!

Ingredientes

- 1/2 cháv. açúcar de coco

- 3/4 cháv. açúcar mascavado (ou amarelo)

- 1 colher de chá de sal

- 1/4 cháv. óleo de coco

- 1/4 cháv. leite vegetal (usamos de amêndoa)

- 1 colher de chá de extracto de baunilha

- 1 1/2 cháv. farinha de aveia

- 1/2 colher de chá de fermento em pó

- uma tablete de chocolate negro (cortados em pedaços)

Preparação

Misture o açúcar de coco, o açúcar mascavado, o sal e o óleo de coco e bata muito bem com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea, muito cremosa e com bolhinhas.

Junte o leite vegetal e o extracto de baunilha.

Numa taça média, coloque a farinha de aveia e o fermento em pó e misture bem. Adicione ao outro preparado, acrescente os pedaços de chocolate e envolva tudo muito bem.

Coloque película aderente sobre a taça e leve por 30 minutos ao frigorífico para ganhar consistência.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque papel vegetal* e retire a massa das bolachas do frigorífico. Com a ajuda de um doseador de bolachas (ou de uma colher de gelados) disponha a massa sobre o tabuleiro tendo o cuidado de afastar bem as bolas formadas. Caso necessário, use vários tabuleiros ou divida as fornadas.

Leve ao forno durante 12-15 minutos a 180ºC (pré-aquecido).

Retire do forno e deixe arrefecer até provar a primeira :)

Fica aqui uma dica: acompanhe com leite ou café, é uma maravilha!

* caso tenho um daqueles tapetes de silicone para forno, use para que a massa das bolachas não escorra tanto!

#healthy #sins #cooklover #foodlover #bolachas #chocolate

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us