receita super fácil de croissants de massa folhada!


A semana passada fizemos pela primeira vez croissants caseiros! E não foram quaisquer croissants, eram de massa folhada e tinham um ligeiro docinho do açúcar de coco que acrescentamos na massa. Quisemos adaptar uma receita que ela viu num blog de culinária que tinha a particularidade de apenas demorar 15 minutos a preparar a massa para os croissants (podem espreitar aqui a receita original).

Porquê fazer a vossa própria massa folhada? Porque tem um sabor muito melhor do que as de compra no supermercado (e sabe-se lá ao certo os ingredientes que são utilizados na massa), é super simples de se fazer, não necessitam de material de cozinha complexo e podem usar não só para confeccionar croissants como poderão usar como base de tartes, quiches ou outro tipo de pastelaria (como por exemplo os nossos famosos pastéis de nata). E podem reservar a massa no congelador por semanas ;)

Voltando ao último Sábado... A preparação da massa demora realmente 15 minutos, no entanto, terão de deixar repousar a massa no frigorífico durante 30 minutos. Depois é só amassar, cortar a massa em forma de triângulos e enrolar para criar o formato dos croissants.. mais nada! E depois o cheiro que fica pela cozinha enquanto os croissants cozinham no forno remetem-vos imediatamente para as ruas de Paris!

Vamos por a mão na massa?

Bonne semaine!

Ingredientes

- 1 chávena de farinha de trigo

- 1/4 chávena de açúcar de coco (opcional)

- 140 g de manteiga sem sal (bem fria)

- 1/3 chávena de água fria

- pitada de sal

- 1 ovo (para pincelar, ou há quem use água)

Preparação

Comece por cortar a manteiga em cubos e coloque no frigorífico enquanto pesa e mistura a farinha, o açúcar de coco e o sal numa taça média.

Junte os cubos de manteiga fria à mistura da farinha e com as mãos vá desfazendo os cubos e misturanto os ingredientes. Não se preocupe se a massa tiver bocados de manteiga ainda, eles irão derreter quando esticar a massa.

Faça um buraco no centro da massa, e verta a água fria. Com uma colher de madeira, vá mexendo bem até obter uma massa homogénea. Não exagere demais. Se ainda estiver uma massa irregular e um pouco enfarinhada, está tudo bem.

Polvilhe uma superfície (de preferência a mais fresca que tiverem) com farinha, coloque a massa e rapidamente forme um quadrado com as mãos. Tente não manipular muito a massa com as mãos, porque não a queremos aquecer em demasia.

Polvilhe o seu rolo e enrole a massa num rectângulo. Vá polvilhando com farinha sempre que notar a massa a colar.

Dobre a massa em 1/3, como uma carta, e com o auxílio de um pincel, retire o excesso de farinha entre as camadas. Dobre a restante massa e vire num ângulo de 90º. Volte a enrolar num rectângulo e repita tudo de novo por cerca de 5 vezes.

Chegando ao último passo, embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante meia hora.

Retire a massa do frigorífico e volte a colocar na mesma superfície polvilhada com farinha e estique a massa num rectângulo. Atenção que deverá ter uma certa espessura na massa, caso contrário, os croissants serão minúsculos. Coloque o rectângulo de massa na horizontal para si e corte em triângulos. Criar um mini-corte na base do triângulo e vá enrolando a partir da base.

Coloque os croissants num tabuleiro e pincele com um ovo batido (ou água) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30-40 minutos ou até ficarem dourados por fora.

Assim que saírem do forno, corte ao meio e barre com manteiga e doce de arandos e mirtilos (podem encontrar aqui)!

Bon Appétit tout le monde :)

#healthy #sins #cooklover #foodlover #croissant

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us