• Sónia

tarte vegan de (coco), chocolate e merengue


As últimas semanas têm sido muito cansativas.. Durante a semana é o trabalho e quando chega o fim de semana passo horas na cozinha a preparar novas receitas para o blog. Adicionalmente tenho de preparar o meu "setup" para fotografar (para o qual tive de pesquisar ideias e consequentemente esboçar) e editar as fotos, estão a ver como é o meu dia à dia. Tenho aproveitado o facto de ele trabalhar aos fins de semana e até muito tarde para conciliar tudo.

A partir da próxima semana vamos voltar a passar alguns fins de semana em Leiria o que me vai impedir de cozinhar, fotografar e editar mas não se preocupem, vamos continuar a publicar as nossas deliciosas receitas!

Hoje trago-vos esta deliciosa tarte vegan de coco e chocolate com cobertura de merengue!

A base da tarte não necessita de ir ao forno! Só precisam de um bom processador de alimentos para processar os ingredientes e de alguma energia para pressionar firmemente a mistura numa forma de tarte.

O recheio de chocolate também é muito simples de se fazer, é uma versão de ganache de chocolate mas em vez das típicas natas usamos leite de coco (daquele em lata).

O merengue foi uma novidade, e não vos minto, não foi nada fácil! Não é o simples merengue que apenas consiste em bater claras com açúcar. Este merengue que preparei denomina-se de merengue suíço e basicamente leva-se as claras e o açúcar em banho-maria para dissolver o açúcar. Assim que tiver dissolvido, bate-se normalmente até obter claras em castelo. É um merengue muito mais estável que o simples merengue (versão francesa), e só à segunda tentativa é que consegui obter um lindo merengue cremoso e bem volumoso!

A parte mais engraçada foi chamuscar o merengue! Nesse dia tinha uma tanta audiência em casa (uns quantos amigos foram lanchar para me fazer companhia enquanto ele trabalhava num feriado) e se não fosse isso ainda estaria hoje por acender o maçarico! No final de contas, correu na perfeição e lá fomos degustar esta maravilhaosa tarte com um bom macaccino!

Experimentem, pode ser um pouco demoroso mas vale o tempo gasto na cozinha!

Boa semana :)

Ingredientes

Base (de coco)

- 150 g de farinha de coco

- 150 g de farinha de aveia

- 1 colher de sopa de farinha de araruta (ou de farinha de tapioca, ou simplesmente amido de milho)

- 1/4 chávena de óleo de coco

- 2 colheres de mel

- 1 pitada de sal

Recheio de chocolate

- 200 g de chocolate preto (pedaços)

- 300 ml de leite de coco (em lata)

- raspa de meia laranja

- 1 a 2 colheres de sopa de xarope de agave - opcional (podem encontra aqui)

- pitada de sal

Merengue (Suíço)

- 4 claras de ovo (à temperatura ambiente)

- 1 1/4 chávena de açúcar granulado

- 1/2 colher de chá de creme tártaro

Preparação

Base

Comecem por Juntar a farinha de coco, de aveia e de araruta no processador de alimentos e depois os restantes ingredientes da base. Processem durante cerca de 1 minuto ou até estar tudo combinado. De seguida, coloquem a massa numa forma de tarte forrada com papel vegetal e com as mãos pressionem firmemente e homogeneamente a massa na base e nas laterais da forma. Levem ao frigorífico para a massa ficar mais consistente.

Recheio de chocolate

Enquanto a base ganha consistência vamos preparar o recheio. Coloquem o chocolate picado numa tigela. Combine o leite de coco, o xarope de de agave (caso o desejam, no nosso caso não usamos), a raspa de laranja e o sal numa panela e coloque em fogo médio a alto até que a mistura esteja muito quente, mas não a ferver. Despeje a mistura sobre o chocolate - certifique-se de que todo o chocolate esteja coberto, se não, pressione os pedaços de chocolate com uma colher. Deixe repousar durante 30 segundos, em seguida, mexa com uma colher até que o chocolate derreta por completo e o ganache esteja completamente homogéneo. Certifique-se de mexer com cuidado, para não criar muitas bolhas de ar no ganache. Deixe arrefercer até a temperatura ambiente. Assim que tiver arrefecido, despeje o recheio de chocolate na base da tarde e coloque de novo no frigorífico até que o chocolate esteja consistente.

Merengue suíço

Antes de tudo, certifique-se de que os utensílios que irão usar estão limpos e secos.

Coloquem as claras, o açúcar e o sal numa taça e leve ao lume em banho-maria. Atenção que a água que está na panela não deverá tocar o fundo da taça pois pode cozer as claras e não queremos que isso aconteça!

Vá mexendo sempre para ajudar a dissolver o açúcar. Com os dedos sinta a mistura para verificar se ainda há grãos de açúcar. Caso já não tenha , retire do lume e bata as claras em castelo.

A meio, acrescente a meia colher de chá de creme tártaro que irá aumentar o volume e dar consistência ao merengue.

Ao fim de cerca de 8-10 minutos a bater, verta parte do merengue sobre a tarde. Pegue num pouco do que sobrou e sobre a tarte forme os picos do merengue.

Finalmente a parte mais gira, use um maçarico de cozinha e chamusque o merengue. Caso não tenha maçarico, leve ao forno com a resistência de cima ligada para criar aquele efeito queimado por cima.

#healthy #sins #cooklover #foodlover #tartedechocolateemerengue

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us