• Sónia and Diogo

rosemary and Himalayan pink salt focaccia



Parece que foi ontem mas já passaram dois anos desde que viajámos por Itália. Foi uma das nossas viagens de sonho, a cultura e a gastronomia arrebataram o nosso coração. Uma das coisas que tínhamos mais curiosidade de provar em Itália eram as foccacias. Durante a nossa lua de mel tínhamos experimentado algumas, mas queríamos sentir o verdadeiro sabor de uma foccacia italiana. A experiência não desfraldou a nossa expectativa, desde uma pequena foccaceria em Génova, até uma foccacia nas colinas de uma vinha em plena Toscânia, cada foccacia que comemos derreteu um pouco mais o nosso coração.

Assim quando voltámos a Portugal decidimos experimentar e colocar literalmente mãos na massa. A nossa receita não é a tradicional, nós sabemos disso, no entanto é saborosa, com aquelas bolhas de ar tão deslumbrantes, e o que importa não é bem se seguimos um guião mas antes se o que comemos nos faz feliz. E esta receita faz-nos muito felizes, tanto que decidimos partilhar com vocês.


Please scroll down to English Recipe

FOCACCIA DE ALECRIM E SAL ROSA DOS HIMALAIAS

Serve 1 focaccia

INGREDIENTES

  • 500g de farinha

  • 300ml de água morna

  • 5 colheres de sopa de azeite

  • 1/2 colher de sopa de sal dos Himalaias

  • 10g de fermento de padeiro seco

PREPARAÇÃO

1. Comece por colocar a farinha numa taça com o fermento de padeiro. Dissolva o sal na água morna e adicione o azeite. De seguida adicione a água à farinha e misture bem até obter uma massa.

2. Trabalhe a massa numa bancada polvilhada com farinha durante cerca de 10 minutos. Após este tempo coloque a massa dentro de uma taça untada com azeite, tape-a com um pano e deixe levedar à temperatura ambiente durante cerca de 2 horas.

3. Após a massa levedar, coloque papel vegetal num tabuleiro, unte-o com azeite, e deite sobre ele a massa. Com a ajuda dos dedos empurre a massa criando pequenas cavidades na massa.

4. Antes de levar ao forno adicione um fio de azeite à massa e polvilhe com o que preferir, nós por exemplo utilizámos alecrim, sal rosa dos Himalaias, alho e cebola roxa.

5. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos. No final corte a focaccia ao seu gosto e sirva.

ROSEMARY AND HIMALAYAN PINK SALT FOCACCIA

Makes 1 medium focaccia

INGREDIENTS

  • 500g of flour

  • 300ml of warm water

  • 5 tablespoons of olive oil

  • 1/2 tablespoon of Himalayan pink salt

  • 10g of dry baker's yeast

INSTRUCTIONS

1. Start by placing the flour in a bowl with the baker's yeast. Dissolve the salt in the warm water and add the olive oil. Then add the water to the flour and mix well until you get a dough.

2. Work the dough on a floured bench for about 10 minutes. After this time put the dough in a bowl greased with oil, cover it with a cloth and let it rise at room temperature for about 2 hours.

3. After the dough rises, place parchment paper on a tray, grease it with oil, and pour the dough over it. With the help of your fingers push the dough creating small cavities in the dough.

4. Before taking it to the oven, add a drizzle of olive oil to the dough and sprinkle with whatever you prefer, we for example used rosemary, Himalayan pink salt, garlic and red onion.

5. Bake in a preheated oven at 200 degrees for about 30 minutes. At the end, cut the focaccia to your taste and serve.

#pub #thehealthysins #foodlover #foodphotographer #cooklover #bakedbread #focaccia

Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us