tarte de lemon curd com fios de caramelo


A combinação do vinho com o prato que estamos a provar é sempre uma desafio. Diferentes palatos, diferentes gostos por vinhos tornam a missão quase impossível. Cada um tem o seu gosto muito próprio e por isso recomendar um só vinho para uma só receita é uma missão impossível. Mas nós gostamos de desafios. Por isso desta vez tentamos criar a receita perfeita para acompanhar o novo vinho da Adega Mayor, o Viosinho.


Existem já várias combinações para pratos principais, por isso tentámos desafiar-nos ainda mais e decidimos encontrar a combinação perfeita para uma tarte de lemon curd com fios de caramelo, também para tornar esta sobremesa mais requintada. Não é muito habitual acompanhar uma sobremesa com um vinho específico. Mas a verdade é que a tarte de lemon curd combinou da melhor maneira com o Viosinho, a frescura e doçura do vinho contrastaram na perfeição com a acidez do limão. Esta combinação improvável, tornou a nossa tarde num momento único de degustação.

Receita desenvolvida para a Adega Mayor

Please scroll down to English Recipe

TARTE DE LEMON CURD COM FIOS DE CARAMELO

Serve 10-12 pessoas

INGREDIENTES

Base da Tarte

  • 180 g de farinha de trigo

  • 55 g de açúcar em pó

  • 1/4 colher de chá de sal

  • 115 g de manteiga sem sal fria, cortada em cubos pequenos

  • 1 ovo grande

  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha, opcional

Lemon Curd

  • 2 ovos L + 2 gemas (ou 3 ovos L inteiros)

  • 150 g de açúcar branco ou mascavado

  • 1 colher de sopa de raspa de limão

  • 120 ml de sumo de limão (2-3 limões para raspas e sumo)

  • 2 colheres de sopa de creme de leite, opcional

  • 115 g de manteiga sem sal, cortada em cubos pequenos

Fios de Caramelo

  • 1/2 chávena de açúcar branco

  • 2 colheres de sopa de água

PREPARAÇÃO

Faça a Base da Tarte

1. Num recipiente, bata a manteiga com o açúcar em pó e o sal até obter uma mistura cremosa. Junte o ovo. Por fim adicione toda a farinha.

2. Trabalhe a massa com as mãos (ou coloque tudo no robot e misture) mas não em demasia.

3. Forme um disco com a massa, envolva em película aderente e reserve no frigorífico durante pelo menos 1h ou preferencialmente durante a noite.

4. Estenda a massa com um rolo, forre a tarteira e pique o fundo e laterais com um garfo e reserve no frigorífico por 15 minutos enquanto o forno aquece a 170ºC.

5. Cubra as tartes com papel vegetal e coloque feijões secos por cima, para que a massa se mantenha em baixo. Leve a tarte ao forno cerca de 20-25 minutos. Retire o papel vegetal e os feijões e deixe por mais 10 minutos no forno a 160ºC até ficarem douradas nas extremidades.

6. Deixe arrefecer cerca de 10 minutos numa grelha antes de rechear.


Faça o Recheio de Lemon Curd

1. Coloque o sumo, a raspa de limão, os ovos, as gemas e o açúcar num tacho e leve a lume brando sem parar de mexer com uma colher de pau ou vara de arames, até engrossar.

2. Assim que começar a ferver, deixe cozinhar (sempre mexendo) durante cerca de 3 minutos.

3. Desligue o lume e adicione a manteiga cortada aos cubos. Misture até se integrar e deixe arrefecer por completo.

4. Recheie a tarte com o lemon curd e leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas antes de servir.


Faça os Fios de Caramelo

1. Coloque um rolo de massa limpo na bancada da cozinha - de modo que ele fique pendurado até a metade da borda. Segure a outra metade do rolo com o que quer que você tenha em mãos.

2. Num tacho, colocar o açúcar e a água e levar a fogo médio.

3. Deixar que o açúcar derreta e obtenha o ponto caramelo sem parar de mexer (quando tiver uma cor âmbar). Deixar o caramelo arrefecer.

4. Assim que estiver quase frio, com ajuda de um garfo, comece a puxar os fios de caramelo sobre o rolo de massa. Enrole os fios a gosto de forma a obter “ninhos de caramelo”. Se os fios começarem a partir, basta aquecer um pouco a calda de caramelo e continuar a formar os fios de caramelo.

5. Retire a tarte de lemon curd do frigorífico e decore com os fios de caramelo. Sirva com o lançamento de uma nova monocasta da Adega Mayor, o Adega Mayor Viosinho. Um vinho fresco, leve e inusitado para "Abrir os sentidos”.

LEMON CURD TART WITH SPUN SUGAR

Serves 10-12 persons

INGREDIENTS

Pie Crust

  • 180 g of wheat flour

  • 55 g of powdered sugar

  • 1/4 teaspoon salt

  • 115 g of cold unsalted butter, cut into small cubes

  • 1 large egg

  • 1/2 teaspoon vanilla extract, optional

Lemon Curd

  • 2 eggs + 2 yolks (or 3 whole eggs)

  • 150 g of white or brown sugar

  • 1 tablespoon lemon zest

  • 120 ml of lemon juice (2-3 lemons for zest and juice)

  • 2 tablespoons sour cream, optional

  • 115 g unsalted butter, cut into small cubes

Spun sugar

  • 1/2 cup white sugar

  • 2 tablespoons of water

PREPARATION

Make the Pie Crust

1. In a bowl, beat the butter with the powdered sugar and salt until a creamy mixture is obtained. Add the egg. Finally add all the flour.

2. Work the dough with your hands (or put everything in the robot and mix) but not too much.

3. Form a disc with the dough, wrap in cling film and set aside in the refrigerator for at least 1 hour or preferably overnight.

4. Roll out the dough with a rolling pin, line the dish and prick the bottom and sides with a fork and set aside in the refrigerator for 15 minutes while the oven heats at 170ºC.

5. Cover the pies with parchment paper and place dried beans on top, so that the dough remains low. Put the pie in the oven for about 20-25 minutes. Remove the parchment paper and beans and leave for another 10 minutes in the oven at 160ºC until they are browned at the ends.

6. Allow to cool for about 10 minutes on a grill before filling.


Make the Lemon Curd

1. Place the juice, lemon zest, eggs, egg yolks and sugar in a saucepan and bring to a low heat, stirring constantly with a wooden spoon, until thickened.

2. As soon as it starts to boil, let it cook (always stirring) for about 3 minutes.

3. Turn off the heat and add the diced butter. Mix until it integrates and let it cool completely.

4. Fill the pie with lemon curd and refrigerate for at least 4 hours before serving.


Make the Spun Sugar

1. Place a clean rolling pin on the kitchen counter - so that it hangs halfway up the edge. Hold the other half of the roll with whatever you have in hand.

2. In a saucepan, place the sugar and water and bring to medium heat.

3. Allow the sugar to melt and obtain the caramel point without stopping (when it has an amber color). Allow the caramel to cool.

4. As soon as it is almost cold, with the help of a fork, start pulling the caramel strands over the rolling pin. Wrap the wires to taste in order to obtain like “caramel nests”. If the strands start to break, just heat the caramel syrup just a little and continue to form the caramel strands.

5. Remove the lemon curd tart from the refrigerator and decorate with the spun sugar. Serve with the launch of a new Single Grape Variety from Adega Mayor, Adega Mayor Viosinho. A fresh, light and unusual wine to "Open your senses".

#pub #thehealthysins #foodlover #foodphotographer #cooklover #adegamayor #vinhobranco #viosinho #lemoncurdtart


Somos a Sónia e o Diogo!

Temos 29 anos e para além de partilharmos o mesmo lar, partilhamos ainda outra paixão: Comida! Adoramos cozinhar, comer e sonhamos com tudo o que há ainda por experimentar e criar. Pouco a pouco esperamos que se juntem nesta aventura por entre tachos e panelas.

Venham acompanhar-nos nesta deliciosa aventura!

instagram

about us

PearCake-2.jpg

FOLLOW US