Para a mesa de inverno: gnocchis de batata doce com legumes assados no forno

December 17, 2017

 

Foi em plena lua de mel que fui completamente surpreendido por esta iguaria! Numa noite de lua cheia deram-nos a provar uns deliciosos gnocchi. Fiquei imediatamente com uma vontade louca de experimentar isto cá em casa.

 

Pois bem recentemente pus mãos à obra e o resultado foi espectacular. Ela adorou, e eu também! Apesar de dar algum trabalho a fazer, este é o tipo de produtos que podemos guardar para mais tarde e que pode ser acompanhado com uma infinidade de combinações.
Nós experimentámos com tomate cherry e espargos, experimentem vocês também!

 

 

Ingredientes (6 pessoas)


Gnocchi
- 1 batata grande (cerca de 350g)
- 1 batata-doce grande (cerca de 350g)
- 300g de farinha de espelta
- 1 ovo grande
- Sal e pimenta a gosto


Acompanhamento
- 1 caixa de tomate cherry
- 1 molho de espargos
- ½ cebola
- 3 dentes de alho
- Queijo parmesão a gosto
- Sal, pimenta e azeite a gosto

Preparação


Comece por limpar bem as batatas e coloque-as a cozer um tacho de água, se estiverem apressados podem cortar as batatas em pequenos cubos, senão optem por cozer as batatas inteiras e com pele. Um dos truques para que a receita corra bem é que as batatas absorvam o mínimo de água possível.
Enquanto as batatas cozem preparem os tomates e os espargos, cortando-os em pequenos pedaços, coloquem os vegetais num tabuleiro juntamente com a cebola e o alho cortados finamente e levem-nos ao forno temperados com o sal, a pimenta e o azeite durante 45 minutos a 175ºC para que fiquem bem caramelizados.
Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorram a água e sequem bem as batatas. Tirem a pele e com ajuda de um garfo esmaguem bem as batatas. Adicionem a farinha e incorporem bem nas batatas. Adicionem depois a gema de ovo, o sal e a pimenta e voltem a ligar tudo. Se for necessário adicionem mais farinha para que a mistura fique bem ligada.
Reservem a massa, e polvilhem a superfície com farinha. Dividam a massa em três partes iguais (se estiverem a fazer a receita para duas pessoas podem congelar as outras duas partes da massa!) e estendam cada uma dela num rolo comprido. Com a ajuda de uma faca enfarinhada cortem os rolos em pedaços com cerca de 3cm. Com ajuda de um garfo pressione suavemente os gnocchis para que eles obtenham a forma pretendida. À medida que os for cortando coloquem-nos num tabuleiro polvilhado com farinha.
Levem um tacho grande ao lume. Quando a água começar a ferver comecem a colocar os gnocchi no tacho. Não os coloquem todos de uma vez senão eles vão acabar por se colar uns aos outros. Aguardem 1 ou 2 minutos e quando eles estiverem cozidos irão começar a subir à superfície. Nesse momento retirem-nos da água e coloquem-nos numa taça com água bem fria para que pare a cozedura.
Para empratar disponham os gnocchis no prato com os vegetais e ralem queijo parmesão por cima!

 

Deu trabalho, mas o resultado é fantástico.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ABOUT US

We are Sónia and Diogo, we're from Lisbon and love all about Food!

RECIPES INDEX

LAST RECIPES

Please reload

SWEET RECIPES FOR WINTER

Captura de ecrã 2019-03-02, às 18.35.21_

INSTAGRAM

ÚLTIMAS RECEITAS

Please reload

MENU

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • circle-64

COPYRIGHT © 2019 ALL RIGHTS DESERVED. THE HEALTHY SINS