baked beignets with strawberry jam filling

March 8, 2019

 

E mais um Carnaval se passou... este ano já bem tarde em comparação com os anos anteriores. Não somos grandes adeptos de Carnaval cá por casa, tanto um como o outro não temos o hábito de nos mascarar neste dia tão apreciado por miúdos e graúdos a nível mundial.

Mas mesmo não apreciando este dia (temos de ter sempre um pretexto para ir para a cozinha preparar um bolo ou uns docinhos), aproveitamos para preparar umas especialidades francesas: os famosos beignets do Mardi-Gras, uma espécie de sonhos fritos. Ao pesquisar receitas para celebrar o Carnaval, descobrimos que por cá também se festeja com sonhos - mais precisamente na Madeira - e os sonhos por lá são chamados de malassadas e regadas com mel de cana de açúcar regional. Ficamos curiosos por provar estas iguarias!

 

Encontramos esta receita que tem a particularidade de levar a massa dos sonhos ao forno em vez de ser frito o que para nós é o ideal. A preparação da massa é bastante simples, se tiverem um robot de cozinha é basicamente juntar os ingredientes todos e deixar amassar. Outra particularidade desta receita, é que existe um truque para evitar o tempo de levedura (aproximadamente 2h) da massa e consiste em colocar a massa no forno pré-aquecido à temperatura mínima (100ºC) o que irá ajudar a massa a crescer mais rapidamente.

O resultado são uns sonhos bastante fofos e super deliciosos. E para torná-los ainda mais apetitosos, recheamo-los com uma das nossas compotas favoritas da marca Bonne Maman.

 

E a todas as mulheres que estejam a ler este post, queremos desejar-vos um excelente dia da Mulher!

 

Não se esqueça de nos seguir no Instagram e de identificar as nossas receitas com #thehealthysins

Please scroll down to English Recipe

 

MINI "SONHOS" NO FORNO COM RECHEIO DE COMPOTA DE MORANGO

Serve cerca de 30 "sonhos"

 

Estes "sonhos" são óptimos se comidos frescos e mornos. Podem ser guardados num frasco hermético por 2 dias.

 

INGREDIENTES

"SONHOS" (receita adaptada daqui)

  • 180ml água morna

  • 50g açúcar de coco

  • 4,6g fermento de padeiro (1 pacote da Vahiné)

  • 1 ovo batido

  • 120ml leitelho vegan (combine 1 colher de sopa de sumo de limão com 120ml de leite de soja)

  • 60g manteiga derretida

  • 1/2 colher de chá de sal

  • 2 colheres de chá de extracto de baunilha

  • 450-500g de farinha de trigo T55

  • 30ml leite de soja

  • açúcar em pó para polvilhar

  • compota de morango para rechear da Bonne Maman (ou o vosso recheio preferido)

 

PREPARAÇÃO

1. Pré-aqueça o forno a 100°C. Disponha 2 tabuleiros com papel vegetal. Reserve.

2. Numa taça grande, usando um robot ou a Bimby, misture a água morna, o açúcar de coco e o fermento de padeiro e mexa para homogeneizar. Deixe descansar por cerca de 10 minutos até que comece a ganhar espuma na superfície.

3. Adicione o ovo batido, o leitelho vegan, a manteiga derretida, o sal e a baunilha e misture. Se tiver a usar um robot de cozinha coloque um gancho de massa. Adicione 450g de farinha e mexa em velocidade média-baixa até a massa ficar completamente unida. A massa deve estar um pouco pegajosa ao toque, mas não deve agarrar na taça. Se estiver a agarrar nas laterais da taça, vá acrescentando 1 colher de sopa de farinha de cada vez, misturando em velocidade baixa até chegar a este ponto. De seguida, aumente para velocidade média e amasse durante cerca de 5 minutos.

4. Transfira a massa dos "sonhos" para uma taça levemente untada (pincele com manteiga ou óleo de coco ou use um spray anti-aderente). Desligue o forno pré-aquecido e coloque a taça no forno por cerca de 15 minutos (isto irá permitir que a massa cresça mais rapidamente). Deixe a porta do forno entreaberta.

5. Retire a taça do forno e pré-aqueça novamente a 100°C. Com um rolo levemente enfarinhado, enrole a massa num retângulo de 1.5cm de espessura, e de seguida, corte círculos com um cortador de biscoitos de 3cm de diâmetro. Coloque-os nos dois tabuleiros com papel vegetal. Com a massa que sobrar, reforme uma bola e estenda-a novamente da mesma maneira para cortar novos círculos. Desligue o forno pré-aquecido e coloque os dois tabuleiros no forno por cerca de 30 minutos até os "sonhos" crescerem e incharem. Deixe a porta do forno entreaberta.

6. Retire os tabuleiros do forno e pré-aqueça a 190°C. Pincele levemente com leite de soja. Leve um tabuleiro de cada vez ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer por cerca de 5 minutos, e de seguida, pincele os "sonhos" levemente com manteiga derretida e polvilhe generosamente com açúcar em pó.

7. Faça um buraco no centro de cada "sonho" com o cabo de uma colher de pau, recheie-os com compota de morango e finalmente deixe-se deliciar!

 

    English Recipe

    BAKED BEIGNETS WITH STRAWBERRY JAM FILLING

    Serves 30 beignets

     

    Beignets are best eaten warm and fresh. Store in an airtight container up to 2 days.

     

    INGREDIENTS

    BEIGNETS (recipe adapted from here)

    • 180ml warm water

    • 50g coconut sugar

    • 1 1/2 tsp active dry yeast

    • 1 egg, beaten

    • 120ml vegan buttermilk (combine 1 tbsp lemon juice with 120ml soy milk)

    • 60g melted butter

    • 1/2 tsp salt

    • 2 tsp vanilla extract

    • 450 - 500g cups all purpose flour

    • 30ml soy milk

    • powdered sugar for dusting

    • strawberry jam for filling from Bonne Maman (or your favorite filling flavor)

     

    INSTRUCTIONS

    1. Preheat oven to 100°C. Line 2 baking sheets with parchment paper. Set aside.

    2. In a large mixing bowl, using a stand or handheld mixer fitted with a whisk attachment, combine water, coconut sugar, and yeast and stir to combine. Let sit for about 10 minutes until it starts to get foamy on the surface.

    3. Add egg, vegan buttermilk, melted butter, salt and vanilla extract and whisk to combine. Replace whisk attachment and attach a dough hook. Add 450g of flour and stir on medium-low speed until the dough comes together. The dough should be a little bit sticky to touch but shouldn't stick to the bowl anymore. If it does stick to the sides of the bowl add 1 tbsp of flour after another mixing on low speed until you reach this point. Then turn on medium speed and knead for about 5 minutes.

    4. Transfer beignets dough to a lightly greased (brush a few drops of oil in a bowl or use a non-stick spray) heatproof bowl. Turn off preheated oven and place the bowl in the oven to rise for about 15 minutes. Leave the oven door ajar.

    5. Remove bowl from the oven and preheat again to 100°C. On a lightly floured surface roll beignets dough into a rectangle of 1.5 cm thickness then cut rounds with a 3 cm diameter cookie cutter. Put them on the 2 baking sheets with parchment paper. With the dough falls, reform a ball and spread it in the same way to cut rounds. Turn off preheated oven and place all 2 baking sheets in the oven to rise for about 30 minutes until they are puffy like little pillows. Leave the oven door ajar.

    6. Remove baking sheets from oven and preheat to 190°C. Brush tops lightly with soy milk. Bake one baking sheet after another for about 15-20 minutes until light golden brown. Let cool for about 5 minutes then brush the beignets tops lightly with melted butter and generously dust with powdered sugar.

    7. Make a hole in the center of each beignet with the handle of a wooden spoon and garnish them with strawberry jam and delish yourself!

     

    Share on Facebook
    Share on Twitter
    Please reload

    ABOUT US

    We are Sónia and Diogo, we're from Lisbon and love all about Food!

    RECIPES INDEX

    LAST RECIPES

    Please reload

    SWEET RECIPES FOR WINTER

    Captura de ecrã 2019-03-02, às 18.35.21_

    INSTAGRAM

    ÚLTIMAS RECEITAS

    Please reload

    MENU

    • Black Facebook Icon
    • Black Instagram Icon
    • Black Pinterest Icon
    • circle-64

    COPYRIGHT © 2019 ALL RIGHTS DESERVED. THE HEALTHY SINS